sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Gêneros e tipos textuais

Amigo inconstante
Parte 1

Ontem, mais uma vez esperei horas e você não veio. Hoje, passei a manhã inteira irritada por causa disso. Aí, você me chega depois do almoço, sem a menor explicação, como se isso fosse normal. Eu cheia de coisas para fazer e você querendo me levar para tomar um café. Está querendo acabar comigo, é isso? Uma amiga me abriu os olhos : nós dois estamos vivwendo uma relação doentia. Eu estou me sujeitado aos seus horários e você está desrespeitando os limites. Não é porque eu vou para a cama com você que deixei de chefiar o órgão onde você exerce sua funçao. Você tem faltado muito e eu estou cansada disso. Quando não falta demora para chegar e vem disperso, agitado, não ajudando em nada. Eu preciso de você tranqüilo, cumprindo seus deveres, todos os dias, igual a todo mundo, ou não posso garantir o bom funcionamento da nossa unidade, ___amigo_______ sinceramente, qualquer probleminha que surge, você some. Tudo serve de desculpa para você não aparecere, uma conta para pagar, uma viagem de negòcios, um caso de doença na família.
Por mais que eu não queira te prejudicar, não possa agüentar um __sono_____ assim, tão inconstante.
[...]
Atenciosamente, Fernanda

Parte 2
A partir desta noite, não quero mais nenhuma ireegularidade sua. Não estou exigindo que você seja perfeito, mas na próxima vez que eu tiver de remediar alguma ausência de sua parte vou tomar medidas extremamente fortes. E não me importam as reações. Desejo uma convivência
leve e sadia entre nós, mas prefiro ter você sempre pesado do que sofrer as conseqüências da atual situação.
Não posso entender por que você mudou tanto. Lembro das agradáveis noites que passdamos juntos - você eventualmente profundo, muitas vezes superficial, mas sempre presente em minha vida.
Mesmo durante o dia você dava um jeito de estar ao meu lado quando eu ficava deprimida, de cuidadr de mim quando eu ficava com febre, de aliviar meu stress quando eu trabalhava demais.
Agora, quase nunca posso contar com você. Você só aparece quando be3m quer e quando eu menos preciso: num cinema, numa festa, num restaurante. Sua presença antes tão gratificante, ultimamente só serve para atrapalhar. Você jamais consegue estar comigo nas horas importantes, tem sempre algo complicado impedindo-o de chegar, mas sei de outras mulheres que dormem com você sem a menor dificuldade. Liguei para uma colega minha, noite dessas, para reclamar de mais uma de suas fugidas, e ela teve o desplante de me dizer que não podia falar comigo porque estava na cama com você. Enfim, estou com olheiras, e é por sua culpa. Mas sei que necessito de seus serviços, então lhe dou este ultimato. Ou você toma jeit e volta a me deixar em paz ou você afunda junto comigo.
Atenciosamente, Fernanda

Primeira parte:
1- Qual é o gênero do texto? Carta
2- Quais os elementos do texto fazem você chegar a essa conclusão? A linguagem do texto é informal, e o encerramento "atenciosamente, Fernanda".
3- Quem escreveu o texto? Alguém que está com dificuldades com o destinatário e queixa-se de sua inconstância.
4- O que a pessoa faz? É uma pessoa muito atarefada, talvez uma executiva.
5- Quais são os elementos do texto que fizeram você chegar a conclusão do que apessoa faz? As preocupações que afastam o destinatário, contas a pagar, viagem de negócios, a linguagem usada, o uso de termos como orgão onde você exerce sua função lembram o mundo empresarial.
6- Para quem é o texto? Para alguém que não está cumprindo bem sua função e está atrapalhando a vida da remetente.
7- O que levou você a descobrir para quem é o texto? O grau de intimidade do texto, e a relação de dependência da remetente onde é impossível separar "vida pessoal de trabalho".
8- Qual a relação entre quem escrevua e o destinatário? Quem escrevu depende muito do destinatário.
9- Como você percebeu isso? Há frases e palavras cobrando a presença do destinatário.
10 - O que você poderia escrever nas lacunas para completar o texto?
Segunda parte:
1- Como ela descreve o destinatário? Antes: pesado, amigo, cuidadoso, agradável, às vezes profundo outras superficial,mas presente; atualmente: inconstate e inconveniente.
2- Quais os seus aspectos positivos e negativos do destinatário? Positivos: amigo, profundo, companheiro; Negativos: inconstate, infiel, inconveniente.
3- Neste texto, temos um personagem narrador , ele é do sexo feminino ou masculino? Feminino
4- O que fez você chegar a essa conclusão? O uso de termos no feminino: outras mulheres, deprimida.
5- O que esta pessoa que narra o texto diz de sua vida em relação às irregularidades de seu destinastário? As irregularidades de seu destinatário têm causado muitos prejuízos e problemas à remetente.
6- Que nome você daria a este texto?

Um comentário:

sadrianna disse...

Oi,Marta!

Estou muito feliz por ter vc como seguidora do meu blog.Sinta-se sempre à vontade para visitá-lo!
Ah!Trabalhei o texto "Ao Sono" no curso de formação continuada no qual sou tutora e os professores adoraram!
Parabéns pela postagem e pelo blog.
Abraços!