quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Reflexão e propostas para Educação em Língua Materna

a) A história mostra problemas da realidade educacional brasileira. Que problemas são esses?
O descaso com a educação, Chico Bento aponta em seu “discurso” os problemas de infra-estrutura que são os mais visíveis, mas há também problemas de adequação do que é ensinado às necessidades dos alunos, a professora não constrói com os alunos um discurso que pudesse representar seus anseios apenas entrega um pronto e não prepara o aluno para a difícil situação que ele terá de enfrentar, já Chico Bento jamais passara por situação semelhante.
b) Em que momento da narrativa evidenciamos esses problemas?
Os problemas de infra-estrutura aparecem em vários momentos; Chico Bento caiu da cadeira que está “bamba”, uma telha cai-lhe na cabeça, em seu discurso ele chama a atenção do prefeito para os problemas da escola.


















c) No texto nota-se a presença de mais de uma variedade de linguagem. Procure identificá-las e destaque do texto as situações e as falas que exemplifiquem suas respostas.
Há a variedade urbana






e a variedade rurbana





d) A linguagem apresentada por Chico Bento ao longo da narrativa pode ser considerada certa ou errada ou adequada aos diferentes momentos de comunicação?
Chico Bento usa a variedades rural e rurbana que são adequadas as suas necessidades cotidianas e ao contexto em que ele vive pois satisfazem suas necessidades de comunicação, mas não consegues dominar a variedade urbana, estranha ao seu universo cultural.
e) Na quarta parte do texto, pode-se dizer que houve adequação da linguagem ao momento de comunicação? Por quê?
Sim, afinal Chico Bento monitorou sua fala e tentou adequar seu discurso ao momento comunicativo, utilizando-se dos recursos que possuía.
f) Chico Bento, pede desculpas pelos”erros de português”, em que parte da história?
Na quarta parte da história Chico Bento pede desculpas pelos erros de português, mas ele considera sua fala errada por o senso comum assim o diz. A fala de Chico como já se disse aqui não é errada, é apenas diferente da variedade considerada padrão, é desprestigiada por ser diferente da variedade utilizada pela elite, ou seja, é desvalorizada em função do preconceito lingüístico que desvaloriza os falares rural e rurbano em detrimento do falar urbano.
g) Chico Bento após o seu discurso improvisado, conseguiu convencer a platéia, e especialmente, o prefeito de seus propósitos?
Sim. Chico foi muito aplaudido. E o prefeito mostrou-se muito comovido com as palavras do menino. E demonstrou interesse em olhar com atenção a situação exposta por ele.
h) Qual a sua opinião a respeito da atitude da professora com Chico Bento no início da narrativa? Ela apresentou uma atitude natural para um professor ou ela mostrou-se autoritária?
Aparentemente a professora convida abertamente todos os alunos mas não dá aos alunos a oportunidade de apresentar suas idéias e até mesmo compor um discurso de acordo com os interesses dos mesmos. Então apesar da “simpatia” ela foi autoritária.

Nenhum comentário: